PERDÃO, GRAÇA E RESTAURAÇÃO

Dizer que a família pós moderna vive em um verdadeiro ‘caos’ não é novidade.
O que no passado assustava, hoje se tornou tão comum que assuntos como divórcio, infidelidade, abandono de recém-nascidos, violência doméstica e outros já fazem parte de nossas conversas e são a realidade de nossos vizinhos, irmãos em Cristo e familiares. Parece que as palavras de Jesus se tornam cada vez mais reais em nossa sociedade: “devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará”(Mateus 24:12). Falta de amor e frieza fazem parte da dinâmica de muitas famílias.

O Apostolo Paulo ao falar sobre os últimos tempos declarou: “Saiba disso: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família…” (2 Timóteo 3:1-3a). Agora, de modo mais claro, ele diz que a família seria grandemente prejudicada em meio a uma sociedade decadente.

Não nos enganemos! A família vive tempos difíceis. E o que vem por aí não vai ajudar muito. Leis contra a família e comportamentos nocivos à convivência familiar estão aparecendo com maior freqüência. O que precisamos é nos fortalecer e buscar soluções para os problemas que se tornarão cada vez mais comuns. Precisamos de direção divina para os dias difíceis. Precisamos de alternativas coerentes com a Palavra de Deus para manter nossa família unida e fortalecida.

Perdão, Graça e Restauração fazem parte dos planos divinos para a sobrevivência da família em uma sociedade pós moderna. Eles podem dar qualidade aos relacionamentos familiares e trazer solução a muitos dramas que tem resultado na dissolução de muitas famílias.

Perdão, Graça e Restauração são dados por Deus a todos aqueles que Nele crêem. O sacrifício de Jesus por nós na Cruz nos deu acesso ao perdão divino mas também gerou em nós a possibilidade de perdoarmos nossos familiares, oferecendo a eles uma “pitada” daquilo que Jesus nos deu de modo tão gracioso e que limpou nosso coração da impureza do pecado.

Um ambiente de graça será resultado do perdão. Jesus derramou sobre nós a graça e podemos vive-la dentro de nossos lares. Em vez de ódio, rancor, mágoas, disputas, agressões e intolerância o perdão dado e recebido criarão um ambiente abençoado onde a graça de Cristo será percebida e exercitada. Diálogos francos, planos em família e alegria genuína farão parte da vida daqueles que vivem na prática a graça de Jesus.

O resultado do perdão e graça será a restauração da família. Casamentos experimentando um novo momento de amor e companheirismo. Pais e filhos convivendo novamente em harmonia e respeito. Relacionamentos deteriorados sendo reconstruídos de modo abençoado, amoroso e cheio dos valores cristãos.

Não podemos perder a esperança na família. Ela está viva, se mantém como guardiã dos valores e princípios e sempre será o sustentáculo de nossa sociedade. Toda a propaganda contra a família bem como a pressão para destruí-la não resistirão ao perdão, graça e restauração. É momento de exercitarmos esses valores cristãos e fazer deles verdadeiros mandamentos para a vida familiar.

Declaremos com toda nossa força que cremos na importância da família dentro do plano divino. E vamos investir para que nossos filhos e netos continuem a propagar o valor da família como testemunho ao mundo de que o Senhor sustenta, abençoa e dirige aqueles que Nele confiam.

Pr Guilherme Gimenez

você pode fazer download em formato pdf clicando aqui

Esta entrada foi publicada em artigos, reflexões e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.