quinta-feira, 31 de Outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: PERDOE. SERÁ MELHOR PARA VOCÊ* (Por Guilherme Gimenez) Um grande amigo meu se machucou bastante em um passeio. Ele caio e seu ombro saiu do lugar. Ele urrava de dor. Ao chegarmos no hospital o médico que o atendeu disse logo: “precisarei colocar seu ombro no lugar.” Ele reclamou, disse que não queria isso de jeito nenhum, mas a verdade é que quando ele menos esperava o médico deu o famoso “puxão” em seu abraço e colocou o ombro no lugar. Foi o melhor a ser feito naquela hora. A dor passou e retornamos ao passeio. Deus nos oferece uma receita para resolvermos problemas de relacionamento: o perdão. Mas muitas vezes não queremos perdoar, achamos que será muito difícil, doloroso e que não conseguiremos realizar algo tão custoso. Mas, da mesma forma que o puxão no braço que põe o ombro no lugar, o perdão é necessário. Ele coloca relacionamentos no lugar certo, ele reconstrói o que foi quebrado pela palavra dita de forma errada ou pelo comportamento agressivo. Perdoe! Será melhor para você mesmo pois a ferida será curada e a dor passará. 


quarta-feira,  30 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: SÓ ESQUECEMOS DO BANHO* (Por Guilherme Gimenez)

Fui à uma festa de casamento e ao me assentar ao lado de um senhor bem vestido rapidamente me incomodei  com um forte odor que ele exalava. O cheiro era inconfundível: suor. Mas como seria possível uma pessoa tão bem vestida estar cheirando tanto a suor? Ao terminar a cerimônia veio a revelação: ele pediu desculpas dizendo que não tivera tempo para tomar banho. Tinha vindo de um local distante e seu voo atrasara muito. E para completar tivera que se trocar no banheiro da igreja que não tinha água. Resultado: estava realmente fedendo a suor. De certo modo acontece conosco algo semelhante várias e várias vezes: na pressa de nossos dia a dia, não temos tempo para pararmos e nos purificarmos de todos os maus pensamentos, pressões a qual somos submetidos e uma série de outras situações que literalmente nos ‘sujam’ espiritualmente. O banho nesse caso é a confissão, oração que pede a purificação e perdão divino e até mesmo um período de reflexão, considerando o prejuízo de tais pensamentos ou atitudes em nossa vida. Todos precisamos de um “banho” nesse sentido. E como ele é importante. Temos a convicção de que “se confessarmos os nossos pecados Deus é fiel e justo para nos purificar” (1 João 1:9). De banho tomado pelo perdão recebido podemos nos apresentar de maneira preciosa diante do próprio Deus e das pessoas também.


 

terça-feira, 29 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: A REFORMA DO QUARTO DA VOVÓ* (Por Guilherme Gimenez)

Eu tinha uns dez anos de idade quando meu pai me chamou logo cedo em um sábado para irmos para a casa da vovó pois algo havia acontecido. Lá chegando percebemos que aquele seria um sábado bem agitado: o forro do quarto da vovó havia caído bem em cima do guarda-roupas. Um estrago total. Começamos a limpar o quarto dela ainda pela manhã e só terminamos à noite. Quando cheguei em casa percebi que em nenhum momento eu, meu pai ou meus primos e primos que chegaram depois de nós havíamos sequer cogitado a possibilidade de não ajudarmos a vovó. Ainda que tivéssemos outros planos para aquele sábado, a necessidade da vovó nos fez concentrar nossos esforços naquela tarefa árdua de limpeza e reconstrução do forro. A prioridade era aquela. Deus fez de cada um de nós sua prioridade. Ele tem tempo para nós, Ele investe em nós e do amanhecer até o por do sol se importa conosco. E até quando dormimos, Ele está atento às nossas necessidades. Não há qualquer outro compromisso maior do que esse na agenda divina: cuidar de você. Por isso, nem precisa aguardar o amanhecer do dia para pedir ajuda ao Senhor. Faça isso agora, afinal o nosso “socorro vem do Senhor,

que fez os céus e a terra! Ele não deixará que você tropece; aquele que o protege não cochilará. Aquele que guarda Israel não cochila nem dorme.” (Salmo 121:2-4)


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA:  AMOR QUE NÃO DIMINUI* (Por Guilherme Gimenez)

Já aconteceu de alguém dizer a você que não o ama mais? Se já aconteceu fico imaginando a sua dor. É horrível saber que por algum motivo alguém não o ama mais. E, com certeza, não é um bom motivo. Em geral deixamos de ser amados porque fizemos algo de errado, porque falhamos ou porque alguém percebeu que somos humanos e por isso imperfeitos. Para não corrermos esse risco – de deixar de ser amados por alguém – tentamos ao máximo não falhar. E em grande parte do tempo conseguimos isso. Mas, por maior esforço que façamos, de vez em quando um erro acontece, e aí o medo vem à tona: será que ainda serei amado? Talvez isso tenha acontecido em relação a Deus. Você falhou e já está esperando que Deus o deixe de amar. Suas falhas vieram à tona e você já se sente abandonado por Deus. Deixe-me contar-lhe um segredo: Deus nunca deixará de te amar. O amor Dele por você sequer diminui. O amor de Deus só aumenta, independente de você. Aliás, Ele amou você antes até de você tomar qualquer iniciativa em relação a Ele: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8). Como pecadores, homens e mulheres falhos, Deus nos amou. Ele ama. Ele amará. Não tenha medo de um dia o amor de Deus diminuir em relação a você. Ele sempre o amará, tenha certeza disso.


sexta-feira, 25 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: O AMANHÃ NÃO É SEU* (Por Guilherme Gimenez)

Está preocupado com o dia de amanhã, não é mesmo? Esse é o tipo de preocupação que nos perturba várias e várias vezes na vida. Chegamos a perder preciosos momentos hoje porque estamos focados nos problemas do amanhã. Me lembro de uma situação em que fui retirar minhas malas da esteira do aeroporto e por engano peguei uma mala parecida com a minha mas que pertencia a outra pessoa. Não andei mais do que 3 metros com a mala e ouvi uma pessoa gritar comigo a seguinte frase: “largue essa mala, ela não é sua.” Parei imediatamente e olhei atentamente para a mala e logo percebi que de fato a mala não era minha. Pedi desculpas, devolvi a mala e segui pelo meu caminho. Deveríamos fazer o mesmo com nossas preocupações relacionadas ao amanhã. Jesus Cristo disse em Mateus 6:34: ““Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia.” É como se Ele estivesse dizendo: “largue a mala do amanhã… ela não é sua.” Eu sei que é difícil deixar na esteira da vida a mala do amanhã, mas, se Jesus nos orienta a deixar lá, é porque essa é a coisa mais correta a ser feita. 


quinta-feira, 24 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA:  NÃO CONSEGUIREI REALIZAR SOZINHO* (Por Guilherme Gimenez)

Ouvi recentemente a história de um adolescente que passeando em uma fazenda caiu dentro de um antigo poço e por lá ficou muitas horas, até ser encontrado por familiares. O resgate foi dificílimo e demorado. Ao sair, o rapaz agradecia de maneira efusiva, deixando claro que se não fossem os bombeiros, ele teria morrido. Alguns bombeiros que participaram do resgate, ao ouvirem tantas e tantas palavras de gratidão, vieram a público e explicaram: “não foi nada demais, esse é o nosso trabalho.” O adolescente não gostou da resposta e disse: “eu nunca teria conseguido sair de lá sozinho…” E com essa resposta ele deixou claro a todos que aqueles bombeiros fizeram muito, aliás, fizeram tudo. Eles salvaram o rapaz.  É saudável reconhecer que não conseguimos realizar algumas demandas sozinhos. É muito importante olhar para os lados e enxergar os que tem nos ajudado, socorrido e sido nossos parceiros na trajetória da vida. Mas também é importante olhar para cima e enxergar Deus como nosso provedor. Nosso sustentador. Nosso amigo. Nosso pai. Deus está conosco em todo o tempo e Ele tem nos ajudado constantemente. Sem Ele não conseguiríamos vencer os desafios naturais da vida. Por isso, nesse momento mesmo, faça como o Salmista, diga: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios” (Salmo 103:2).


quarta-feira, 23 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA:  NINGUÉM ROUBARÁ O MEU LUGAR* (Por Guilherme Gimenez)

“Considerar os outros melhores que você não é dizer que você não tem espaço; é dizer que você conhece o seu lugar” (Max Lucado) Você já teve medo de perder o seu lugar? De ser substituído? Há muitas pessoas que tem esse medo da maneira mais intensa possível. Elas sempre estão inseguras diante dos outros e quando estão reunidos com outros membros da equipe, fazem questão de exaltar a si mesmas, garantindo que os outros reconhecerão o seu valor. Mas, você sabia que uma das maneiras mais eficazes de mostrar o seu valor é reconhecer o valor dos outros? Parece loucura, não é mesmo? Mas, quando você elogia alguém porque ele é bom naquilo que faz, está na verdade mostrando segurança, valor pessoal e deixando claro que você não sente qualquer medo de perder o seu lugar. Isso faz as pessoas olharem para você com admiração, percebendo que estão diante de alguém que se conhece, sabe de sua importância e se encontrou no lugar onde está. Você não precisa diminuir ninguém para que outros o vejam: mostre o seu valor através de uma postura firme e seja capaz de elogiar os que são melhores que você. Fazendo isso você mostra o quanto és respeitado e admirável. 


terça-feira, 22 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: NÃO ENTENDI* (Por Guilherme Gimenez)

Você entende o motivo de todas as lutas que já enfrentou na vida? Eu não entendo. Já tentei entender, mas agora mudei minha postura. Não quero entender, quero superar. Cheguei à conclusão de que a grande necessidade não é entender tudo mas sim saber lidar com tudo, até com o que não entendemos. E para lidar com tudo, precisamos descobrir maneiras eficazes de superar as lutas que nos enchem a cabeça de preocupação. Na prática seria como trilhar um caminho novo, caminhando devagar e observando tudo que está á volta. Vá olhando ao seu redor e tentando lidar com as situações adversas. Não gaste toda a sua energia com a famosa pergunta “por quê”. Ocupe-se mais – e também – em criar estratégias para vivenciar da melhor maneira possível a situação dura que está à sua frente. Seja criativo, seja forte, olhe para frente. Faça como meu antigo professor que dizia: à cada nascer do sol temos uma oportunidade de resolver algo ainda não resolvido, de lutar mais um pouco uma batalha que ainda está perdida e de encontrar a pérola que foi perdida. Não entendi e não me desgastarei mais com isso: o que quero agora é lidar da melhor maneira possível com todas as situações que estão à minha frente. Que a cada amanhecer nos lembremos de que superar e resolver podem ser bons substitutos para o entender.

————————————————————–    

Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: APAGANDO A LOUSA* (Por Guilherme Gimenez) Sou da época em que na sala de aula se usava lousa e giz. Aquele pó branco no chão após cada aula denunciava que muitas vezes o professor havia escrito e apagado. E aí estava a vantagem da lousa: ela podia ser apagada sem grande dificuldade. Tudo bem que às vezes ficava registrada na lousa alguns resquícios do que anteriormente havia sido escrito. Mas a verdade é que se podia apagar e usar novamente. Machado de Assis escreveu uma frase onde declara que a vida é como uma lousa. “Para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito” – declara ele. Sua defesa é da necessidade do esquecimento e da superação. Precisamos aprender a “apagar” a lousa da nossa história e ainda que fiquem lembranças do que já vivemos e passamos, nosso desafio é nos esforçar a apagar pelo perdão e superação uma série de coisas, a fim de que consigamos escrever novas histórias, viver novas aventuras e incluir novas pessoas em nossos relacionamentos.  Conheço pessoas que fazem questão de reescrever os fatos difíceis já vividos. É como se à cada dia elas escrevem em cima de palavras deixadas na lousa no dia anterior. Isso é uma loucura! É prolongar o sofrimento e nunca alcançar a paz pelo perdão e proposital esquecimento de alguns fatos que não valem a pena ser reescritos. Vale a pena lembrar de uma orientação da Bíblia sobre o apagar a lousa da vida: “Você se esquecerá de seus sofrimentos; serão como águas passadas” (Jó 11:16). Pegue o apagador e tente abrir espaço em sua mente e coração para a novidade que só pode ser construída depois de alguns esquecimentos propositais e a superação de marcar difíceis mas que já são passado, graças a Deus.


sexta-feira, 18 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA:  AMOR BARATO* (Por Guilherme Gimenez)

Amar e fazer sexo são coisas bem diferentes. Aliás, a frase “fazer amor” está errada em sua natureza. Nós não “fazemos” amor. O amor não é algo que se faz, mas sim algo que se experimenta, algo que se vivencia em uma dimensão tão profunda que não pode ser resumida a uma atividade sexual. O amor “que se faz” é um barateamento do amor. É banalizar o amor, tirando dele a beleza que tem pela sua natureza. Uma aventura sexual passageira não é “fazer amor.” É fazer “sexo.” E há muitas pessoas que tem relacionamento sexual com pessoas a quem não amam, apenas desejam. O verdadeiro amor é caro, caríssimo para ser franco. O verdadeiro amor diz respeito a um sentimento de doação que só pode ser experimentado quando o egoísmo é vencido e qualquer busca por satisfação pessoal é deixada de lado. O exemplo mais nítido de um amor caro é visto em Deus. Diz a Bíblia que “Deus amou o mundo de tal forma que deu seu único filho…” (João 3:16). Quando mais se ama, mais se doa. E por isso o amor é caro, muito caro. Não aceite o amor barato de alguns minutos de prazer sexual. Não aceite as frases vazias que repetem e repetem “eu amo você.” Prefira o tipo de amor que se aproxima do amor divino, o amor que deseja o bem do outro e se esforça para que o outro, ainda que não nos dê nada em troca, receba da nossa parte o melhor que possamos dar. 


quinta-feira, 17 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: ACUMULADORES* (Por Guilherme Gimenez)

Assisti já por várias vezes um programa de televisão que mostra a vida dos acumuladores, pessoas com uma compulsão por adquirir coisas. Algumas delas transformam seus lares em verdadeiro depósitos de entulho. Chegam a dormir em cima de pilhas de diferentes objetos. Devido à sua enfermidade nem percebem a real situação na qual se encontram e o choque de realidade por vezes é a única alternativa para mostrar o quanto precisam de ajuda. Mas há um outro tipo de acumulador que está se tornando cada vez mais comum: o acumulador de dinheiro. Pessoas que passam a vida acumulando investimentos, dizendo que precisam se preparar para o futuro. Por trás desse discurso alguns trabalham freneticamente, investem toda sua vida saudável guardando dinheiro no banco, pagando planos de previdência privada, comprando imóveis… tudo para o futuro. Se tornam acumuladores também, mesmo sem perceber. Vão envelhecendo, e quando menos percebem estão enfermos e não conseguem sequer aproveitar sua aposentadoria com seus amados. Deixam para a próxima geração todo o seu esforço e não fazem o que é o mais importante em todo esse processo: aproveitar a vida ao lado da família. Na busca de acumular dinheiro para se preparar para o futuro sabotam o seu presente e não percebem que a brevidade da vida chega na hora em que menos se espera. Não há nada de errado em se preparar para o futuro: só não se torne um acumulador e não perca a dimensão do tempo. Sua família precisa mais de você do que do seu dinheiro! 


quarta–feira, 16 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: SEJA JUSTO* (Por Guilherme Gimenez)

Você tem algum amigo que ficou conhecido como ‘bonzinho’? Eu tenho alguns amigos assim. Eles são bonzinhos, é bom estar perto deles. Porém eles tem algo em comum: não são pessoas firmes diante de algumas situações que exigem uma postura mais rígida. Não estou reclamando deles. O mundo precisa de pessoas assim. Mas, precisamos também de pessoas que sejam mais firmes, que saibam dizer não e que encarem situações adversas com uma pitada extra de coragem. Penso mesmo que o mundo precisa de pessoas justas. Nem boazinhas e nem muito duras. Pessoas que legislem em benefício do que é certo, que sejam imparciais, que diante da adversidade se comportem com firmeza e ao mesmo tempo tenham um coração bondoso e aberto a compartilhar. Ser justo tem vários aspectos, não apenas da ética e moral, mas também de um comportamento apropriado diante de cada situação. Ser justo é ajudar quando necessário e negar quando alguém se aproveita de você. Ser justo é corresponder o amor recebido e ao mesmo tempo amar o inimigo para obedecer a Lei de Jesus Cristo. Ser justo é a alternativa mais correta que podemos ter. Nem bonzinhos e nem ‘mauzinhos,’ apenas justos! Sigamos a orientação Bíblica: “Assim diz o Senhor: “Sejam justos e façam o que é certo” (Isaías 56:1).


terça-feira, 15 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: ESVAZIE SEU BOLSO* (Por Guilherme Gimenez)

Quando entro em minha casa rapidamente retiro tudo o que tenho nos bolsos e coloco dentro de uma pequena cesta: carteira, chaves, celular, moedas… é automático… bom seria se fizéssemos isso com nossos temores. Claro que é impossível deixa-los dentro de uma cesta mas podemos deixá-los nas mãos do Senhor, e podemos fazer isso diariamente. E, em um mesmo dia, várias e várias vezes. Podemos esvaziar nossa vida de temores, desde os mais simples até mesmo aqueles que nos dominam e tentam nos destruir. Certa vez o salmista declarou: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” (Salmo 34:4). Percebeu a ênfase? Todos os temores. O salmista esvaziou os ‘bolsos’ e não ficou um único temor para roubar-lhe a paz e alegria. Nosso Deus continua recolhendo todo o medo daqueles que chegam até sua presença e pedem que o Senhor lhes dê coragem e força para enfrentar tudo o que está á frente. Por esse motivo, não fique caminhado cheio de medo. Pare agora mesmo e em oração entregue cada um de seus temores a Deus. Confie Nele e você verá que o Senhor o livrará de todos os seus temores.


segunda-feira, 14 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: VOCÊ TEM VALOR* (Por Guilherme Gimenez) Alguns observam o carro que você tem ou o quanto pode pagar por um jantar. Olhando para você de cima a baixo procurando por marcar famosas e são capazes de perguntar quanto você pagou no relógio que tem no pulso. Quanta pobreza esse tipo de olhar demonstra. Quem procura no outro valor pelo que o outro tem por certo é pobre de espírito e digno de pena. Nós não valemos por isso. Não é a roupa que vestimos que nos torna mais importantes e nem o bairro onde moramos nos faz pessoas de valor. Nós valemos pelo que somos e pelo caráter que temos. E por saber disso, Deus quando olha para nós não procura por uma grife famosa ou por alguma soma de dinheiro na nossa carteira: Ele olha para o nosso coração. A Bíblia diz em 1 Samuel 16:7 que “o Senhor não vê as coisas como o ser humano as vê. As pessoas julgam pela aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração”. Deus enxerga o que as pessoas não podem enxergar. Ele olha para dentro de nós e ao fazer isso todo o restante se torna irrelevante em nossa mensuração de valor. Vale mais a pena ser um homem ou mulher bondoso, honesto, misericordioso, digno e outros valores que não são comprados mas sim conquistados por uma vida transformada por Jesus.


sexta-feira, 11  de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: DEUS NÃO PRECISA DE OUTRA PESSOA IGUAL A VOCÊ* (Por Guilherme Gimenez) Você é único, não há no mundo duas pessoas iguais a você. Sua história e perfil o transformaram em um ser que não pode ser igualado a qualquer outro. Pode existir até alguém parecido com você, ou que tente te imitar. Mas a verdade é que você é único. E, acredite, Deus quer você do jeito que você é, com o potencial que tem e até mesmo com as limitações que tanto te atrapalham. Deus precisa exatamente de você para realizar o que Ele quer. Você não existe por um acaso ou por algum erro de projeto. Você foi criado especialmente para realizar algo que ninguém conseguirá realizar. Então, de uma vez por todas, assuma seu lugar no mundo e valorize-se. Tenha coragem para realizar o que o Senhor deseja e o que as pessoas precisam. Não fuja do seu chamado dizendo que não tem competência ou não é a pessoa mais indicada. Deus escolheu você. Criou você para algo especial. E com a ajuda Dele você será uma bênção nesse mundo, agindo poderosamente em nome do Senhor. 


quinta-feira, 10  de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: FAÇA A DIFERENÇA COM AQUILO QUE VOCÊ TEM* (Por Guilherme Gimenez) Já ouvi muita gente dizendo coisas do tipo: “Ah se eu tivesse mais dinheiro…” ou “Ah se eu tivesse uma casa maior” ou ainda “Ah se eu tivesse esse ou aquele curso universitário…” Essas frases sempre justificam o fato da pessoa não poder realizar isso ou aquilo, de não poder servir nessa ou naquela área. Minha resposta é sempre a mesma para essas pessoas: “sirva com aquilo que você tem, onde você pode e da forma como consegue.” E aí me vem à mente personagens da Bíblia que não tinham grandes recursos mas foram usados poderosamente por Deus e fizeram a diferença no seu tempo e para a sua geração. Me lembro que Moisés tinha apenas uma vara. Davi tinha uma atiradeira. Sansão tinha uma queixada. Raabe tinha um cordão. Maria tinha perfume. Dorcas tinha uma agulha. E cada um desses personagens foi usado poderosamente por Deus. Eles fizeram a diferença com o pouco que tinham. A grande questão é que sempre achamos que nos falta algo. Sempre olhamos para alguém que tem mais do que nós ou é melhor preparado. E enquanto olhamos para outros, não enxergamos o grande potencial que Deus nos deu. Cada um de nós pode fazer a diferença nesse mundo com o que já temos. Pode ser pouco se comparado ao que os outros tem ou são. Mas com certeza é muito se pedirmos a Deus que nos use com o que temos. Com Deus o pouco vira muito e o homem ou mulher simples se transformam em guerreiros e transformam o mundo. 


quarta-feira, 09 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: CORAJOSO* (Por Guilherme Gimenez)

Já viu uma criança pedindo colo aos pais diante de uma situação de perigo? Ou então uma esposa segurando forte na mão do marido quando está com medo de algo? Essas e tantas outras cenas são comuns. Na hora do perigo nós sempre nos aproximamos de quem possa nos proteger. Me lembro quando ainda criança que foram várias as vezes em que fui para trás de meu pai quando algo me amedrontava. Com esse gesto eu estava dizendo: “Vá à minha frente papai, o senhor me protegerá do perigo.” Tal sensação se repente em relação a Deus. Diante de situações perigosas nós podemos nos refugiar em Deus, pedindo que Ele vá à nossa frente, nos pegue no colo ou segure forte em nossa mão. Deus, que é um pai amoroso, sempre está disposto a nos proteger. Ele conhece nossas limitações e se apresenta como nosso defensor. Toda vez que você se sentir inseguro em relação a qualquer assunto não receie em se abrigar no cuidado do Senhor. Ao fazer isso você verá a coragem chegar e então você exclamará: “O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem” (Salmos 118:6).


terça-feira, 08 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: É PESADO DEMAIS* (Por Guilherme Gimenez)

Já tentou carregar algo que aparentemente não era tão pesado mas depois de alguns segundos mantendo-o erguido percebeu que não conseguiria sustentá-lo por muito tempo? Acho que todos nós já passamos por uma situação assim. Não parecia pesado mas era pesado. E por mais que queiramos carregar algo pesado, todos temos limites. Não basta força de vontade: é necessário a força física também. Muitas pessoas inclusive trouxeram danos para seu corpo porque carregaram um peso maior do que seu corpo podia. Lembra da história daquele seu conhecido que tentou segurar algo pesado por algum tempo e teve um problema de coluna? E o seu amigo que tentando impressionar algumas pessoas na academia resolveu colocar alguns quilos a mais no halteres e depois passou vergonha não conseguindo sequer ergue-lo do chão? Não adianta: todos temos limites em relação ao peso. E isso vale também para os pesos emocionais que queremos carregar mas não temos condições de fazê-lo. Há situações cujo peso emocional é enorme, muito maior do que estamos acostumados e não adianta querer leva-los: não conseguiremos. Existem certos pesos na vida que você simplesmente não poderá carregar. Sabendo disso Deus pede que você os coloque no chão e confie nele. Ele nesse exato momento está dizendo: “Deixe isso, filho. Carregarei para você”. A grande questão é: você permitirá que Deus leve o peso que você não consegue levar? Tem coragem de entregar os pesos emocionais a Ele e dizer: “eu não tenho forças, por favor, leve para mim?” Não é vergonhoso deixar Deus levar nossos pesos. Pelo contrário, isso é sábio. Deixe Deus levar esse peso que está destruindo você. Ouça-o dizer agora mesmo: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28-30).


segunda-feira, 07 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: ANSIEDADE: EXCESSO DE FUTURO* (Por Guilherme Gimenez)

Alguns dizem que ansiedade é excesso de futuro, depressão é excesso de passado e estresse é excesso de presente. Falemos sobre ansiedade! Falemos sobre gente que pensa tanto no futuro que acaba estragando o seu presente. Conheço várias pessoas assim, gente que está obcecada pelo futuro a ponto de transforma-lo em um verdadeiro mostro. Elas temem o futuro de tal forma que vivem tentando antecipa-lo e resolver possíveis problemas que surgirão. De todos os ansiosos que eu conheço, Rodrigo (nome fictício) foi o mais destacado. Ele não conseguia dormir pensando no dia seguinte. Ele perdia a fome pensando em compromissos futuros. Ele adoeceu projetando possíveis problemas que eventualmente surgiriam. Certo dia ele foi parar no hospital e então fui visita-lo. Li para ele Mateus 6:34 que diz: ““Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia.” Ele me disse que não conseguiria fazer isso de jeito nenhum. Então o orientei da seguinte forma: “à cada dia peça ajuda ao Senhor para que Ele te dê essa condição de vencer a ansiedade.” Disse para ele não desistir até conseguir dormir sem se preocupar com o dia seguinte e viver o hoje bem! Não foi fácil. Na verdade foi uma luta consigo mesmo. Mas deu certo. Deus fortaleceu o coração de Rodrigo e ele começou a deixar os problemas de amanhã para serem resolvidos amanhã. Ele conseguiu disciplinar seus pensamentos e venceu com fé. O mesmo vale para todos nós. Se não conseguimos vencer a ansiedade sozinhos, vamos então pedir ajuda a Jesus: se Ele nos deu essa orientação é porque funciona!


sexta-quarta-feira, 04 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: SOU OTIMISTA* (Por Guilherme Gimenez)

Eu sou otimista. Por que? Porque creio que o otimismo tem tudo a ver com o cristianismo. E creio também que ele é um caminho razoável para apreciarmos a vida de um modo mais encorajador e confiante. Aliás, para mim, otimismo não tem nada a ver com positivismo ou qualquer mecanismo emocional que exclua a fé e o cuidado de Deus. O otimismo na minha opinião transita exatamente por esse caminho de alguém que confia em Deus e portanto olha para a vida sabendo que coisas boas poderão acontecer e que surpresas das mais agradáveis são reais. O otimista na verdade é alguém cheio de esperança. É alguém que não impõe limites ao que Deus pode fazer. E, com certeza, Deus pode fazer muitas coisas: Ele pode fazer tudo! Ser otimista é olhar para o futuro e confiantemente declarar: “muitas coisas boas podem acontecer! Deus pode mudar todo esse quadro terrível e me dar presentes maravilhosos!. Em um Salmo encontro reforço para essa posição: “Portanto, cada geração deve pôr sua esperança em Deus e não esquecer seus poderosos feitos…” (Salmos 78:7). Entendeu? Deus pode fazer, então não custa confiar e ser otimista por esse motivo.


 

quinta-feira, 03 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: PRESO DENTRO DE SI MESMO* (Por Guilherme Gimenez) Parece engraçado, mas eu e minha mãe já ficamos presos dentro de casa. Sim, perdemos a chave da porta e não podíamos sair. Ficamos uma manhã inteira esperando meu pai retornar do trabalho para abrir a porta de nossa casa. Foi um sufoco mas ao mesmo tempo foi engraçadíssimo. Nunca pensamos em fechar a porta de casa para quem está dentro e sim para quem está do lado de fora. Por isso mesmo tal evento trouxe uma oportunidade singular de reflexão. É possível estarmos presos dentro de nós mesmos! E isso é mais fácil de acontecer do que parece. Depois de uma frustração, decepção ou mágoa podemos nos trancar dentro de nós mesmos, deixando de compartilhar a vida ou os sentimentos só para não sermos de novo machucados, iludidos ou desprezados. É como se trancássemos a porta de nosso coração e jogássemos a chave fora. Vamos nos mantendo reféns de nossos medos e quando menos percebemos já não aproveitamos a beleza de uma amizade ou até mesmo de uma conversa mais profunda com alguém. E isso não é bom. Nem saudável. Que pena quando ficamos presos dentro de nós mesmos, perdemos mais do que ganhamos e por fim acabamos trilhando pelo duro caminho da solidão. Eu sei que é arriscado, mas abra o seu coração e permita sair em direção a outros. Tenha coragem para falar e ouvir. E caso alguém magoe você peça a Deus a liberação do perdão e a reconstrução do relacionamento. E se isso não for possível, pelo menos que você seja curado por Jesus e consiga tentar de novo uma outra conversa, uma outra amizade, um novo relacionamento.


quarta-feira, 02 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: EU TENHO ESPERANÇA* (Por Guilherme Gimenez)

Há pessoas que dizem não ter esperança de que as coisas venham a melhorar. As respeito mas discordo delas. Eu sempre preferi o caminho da esperança e sempre espero que as coisas venham a melhorar. Podem até dizer que esse pensamento não combina com a dura realidade da vida, ou com os problemas que nos cercam cada vez com mais proximidade. Ainda assim eu prefiro a esperança. E sempre sou motivado pela esperança. Nem sei o que seria de mim se não fosse a esperança. John Maxwell comenta que a a esperança “brilha mais quando a hora é mais escura, motiva quando o desânimo aparece, canta quando todas as melodias silenciam, escuta respostas quando ninguém está falando, supera os obstáculos quando ninguém está ajudando, enfrenta dificuldades quando ninguém está se preocupando, sorri confiantemente quando ninguém está sorrindo, tem as respostas quando ninguém está perguntando, ousa dar quando ninguém está repartindo e traz vitória quando todos estão perdendo” É desse tipo de esperança que estou dizendo: a que transforma qualquer situação e traz um novo olhar sobre a pior cena. E é essa esperança que eu desejo a você hoje. Não seja vencido pela desesperança mas sim permita-se vivenciar a esperança na sua dose mais forte. Seja esperançoso. Quem tem esperança vive melhor e mais feliz, como a Bíblia sugere em 1 Coríntios 15:19. Tenha esperança sempre, cada vez mais. Exercite sua esperança olhando agora mesmo para o futuro e dizendo: “As coisas irão melhorar: eu tenho esperança.”


terç a-feira, 01 de outubro de 2019

*MENSAGEM DO DIA: PRAZO DE VALIDADE* (Por Guilherme Gimenez)

Quando recebo da minha querida esposa a incumbência de comprar algo no mercado sempre vigio o prazo de validade dos produtos, pois por mais de uma vez comprei produtos vencidos. Em uma dessas vezes eu já tinha inclusive ingerido o produto. Ainda bem que não me faz mal, mas podia ter feito. Se há um prazo de validade estipulado, é porque a partir de determinada data o produto poderá oferecer perigo a quem o ingerir. Penso que às vezes alguns de nossos sentimentos parecem também ter data de validade. Ouço casos e mais casos de pessoas que declaram não ter mais paciência, alegria ou até mesmo amor. Na prática, parece que o prazo de validade de tais sentimentos também tem prazo de validade. Será mesmo? Acredito que não. Os sentimentos genuínos e que partem de um coração amoroso não se findam pois são renovados pela graça de Jesus Cristo. A Bíblia diz que Jesus faz novas todas as coisas (Apocalipse 21:5) e por isso em vez de prazo de validade vencido nós encontramos na pessoa que confia em Jesus sentimentos sempre novos, emoções transformadas e, mesmo diante do tempo que passa, há sempre uma novidade de vida que faz tudo ser novo. Se por um acaso você está com o prazo de validade vencido para algum sentimento, ou mesmo para sua fé, que tal pedir que Jesus renove você por inteiro e te dê a alegria não apenas de ter sentimentos novos mas toda uma vida nova?


19 de Setembro de 2019
*MENSAGEM DO DIA: DESGASTES DESNECESSÁRIOS (Por Guilherme Gimenez)

A cena era grotesca. Em plena praça de alimentação de um grande shopping da cidade de São Paulo marido e mulher discutiam. Quem estava longe podia ouvir as palavras ofensivas e os palavrões que eram ditos sem qualquer constrangimento. Após a intervenção de seguranças eles foram se acalmando até começarem a falar baixo. Foi nesse momento que eu cheguei por perto, os vi grandemente abalados e resolvi intervir. Após alguns minutos de conversa uma frase – dita pela esposa – chamou muito a minha atenção. Ela declarou: “foi tão desgastante tudo isso…” Eu concordei com ela em silêncio. Concluí o pensamento com outra palavra: desnecessário. Tudo aquilo foi um “desgaste desnecessário.” Até hoje não descobri o motivo real do início da briga, e aí está mais uma prova de que foi um desgaste desnecessário.

Ao pesquisar a palavra “desgaste” descobri que sua origem é o latim vastare que significa ‘tornar vazio ou desértico.’ Na prática seria um processo de “desvalorização ou desconstrução.” Há muitas práticas desgastantes, desde o uso incorreto de uma palavra até uma discussão como a daquele casal. Nos relacionamentos vemos muitas práticas desgastantes: uma palavra dura demais, um olhar rude, uma piada de mau gosto, uma crítica excessiva, um comentário maldoso… em todos os casos há perdas, pois a confiança ou até mesmo o carinho se dilui diante de tais práticas que vão desvalorizando o relacionamento e chegam mesmo a desconstruir uma amizade e em alguns casos até um casamento. O triste é saber que esse tipo de desgaste é totalmente desnecessário pois se alguém quer resolver um problema deve utilizar uma prática que construa e não desconstrua. Mas, algumas pessoas realmente acham que desgastes podem produzir algo positivo e até resolver um problema. E talvez seja por isso que cenas como a do shopping se repetem em ambientes de trabalho, famílias, ambientes públicos e até nos lugares mais inusitados. Confesso que pensei aqui em uma briga que presenciei em um velório, quando um vivo gritava com o morto, tentando de alguma forma ofendê-lo. Totalmente desnecessário, não é mesmo?

Por que nos submetemos ou submetemos os outros a desconfortos, sejam eles quais forem? Deixando de lado o aspecto emocional, penso que muitas vezes nos falha a visão estratégica. E até mesmo a consciência do ato que faremos. Será que dizer o que queremos dizer ou nos comportar como desejamos construirá algo? Contribuiremos para uma mudança positiva? Ou apenas colocaremos “para fora” o que está entalado na garganta? Podemos até promover algum desconforto, desde que ele seja necessário, quando de fato com consciência e estratégia estaremos descontruindo algo que talvez esteja errado ou que não faz parte de nossa visão para o futuro. A grande pergunta a ser feita sempre será: esse desgaste é necessário ou desnecessário? Sendo desnecessário a alternativa mais prudente é desistir de fazê-lo e investir em alguma estratégia mais eficaz para resolver o problema. Falamos aqui de algo que seja de fato necessário para alcançar o que pretendemos.

Um detalhe: para algumas pessoas todos os desgastes são necessários. Se você é uma dessas, então os conselhos acima não servem! Mas se você tem o discernimento necessário para entender os limites entre o construir e o destruir, então, faça sua análise da situação a partir do desejo de construir. Com certeza, após essa análise, você evitará alguns desgastes por perceber que eles são totalmente desnecessários.


11 de Setembro de 2019
*MENSAGEM DO DIA: 8 ATITUDES PARA VENCER A PREOCUPAÇÃO
(Por Guilherme Gimenez)

SÉTIMA ATITUDE PARA VENCER A PREOCUPAÇÃO: COMPARTILHE

Compartilhe seus sentimentos com algumas pessoas queridas. Peça a elas que orem com você e por você. Não enfrente suas preocupações sozinho. Lembre-se de que até Jesus Cristo chamou alguns de seus discípulos e compartilhou com eles a sua angústia. Ao compartilharmos nós tiramos um peso de nossos ombros, nós repartimos a carga emocional tão pesada e, de repente, nosso fardo vai ficando mais leve e nossa preocupação vão tomando proporções cada vez menores. Chame essas pessoas queridas e diga o que o aflige. E, toda vez que a preocupação vier com intensidade, diga a essas mesmas pessoas que você continua precisando de oração. Nesse processo vale a pena marcar alguns encontros de oração. Ouvir as pessoas orando por nós é uma grande bênção. E, receber um abraço e ouvir algo do tipo “estou orando por você” é um santo remédio para diminuir nossas preocupações.
(Adaptado de Lucado, Max. Bom dia – leituras diárias com Max Lucado . Editora Mundo Cristão. Edição do Kindle.)

0