Quando Deus chamou Josué e lhe incumbiu a tarefa desafiadora de entrar com o povo de Israel na terra prometida, fez um pedido muito especial a ele: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1.8).
Esse pedido mostra como Deus estava interessado não apenas com a entrada na terra prometida, mas também com a estadia alí.
Não bastava ser forte e corajoso: era importante também obedecer a Deus em tudo, para que a permanência naquele local tão especial fosse abençoado.
Por vezes, pedimos coragem e força a Deus para encarar um desafio. Mas, quando conseguimos chegar lá, esquecemos de quem nos deu a vitória e acabamos vivendo uma vida que não agrada ao Senhor. Isso nos torna novamente fracos e sem condições de vencer outros desafios, pois somente pela Palavra de Deus é que temos condições de verdadeiramente mantermo-nos firmes e com coragem para lutar.
Siga firme com o Senhor e, através da Bíblia, mantenha seu foco em fazer a vontade de Deus. Depois do grande desafio virá sempre a chance de manter-se ligado a Deus através da Bíblia Sagrada, que nos garante uma vida de bênçãos até em meio às lutas da vida.
Não basta força e coragem: precisamos obedecer a Deus também.
Pr Guilherme Gimenez