youtube: clique aqui para acessar o Canal do Guilherme Gimenez


Dicas e artigos

Lembre-se: Antes de começar qualquer atividade física, sempre consulte um médico especializado.

“…é fundamental na prevenção de lesões, através de orientações específicas para cada indivíduo e para a detecção de problemas silenciosos, que podem agravar com a prática esportiva.”  (Dr. Ranzini – ortopedista)

Algumas dicas para quem quer começar a correr:

  1. Consulte um médico em primeiro lugar. O médico é a pessoa mais indicada para dizer se tem algum problema de saúde sério ou não, alguma lesão. Converse com seu médico para esclarecer se há algum sintoma e limitação, ou seja, se você esta apto para correr ou não.
  2. Diabéticos, gestantes, pessoas com pressão alta, fumantes ou ex-fumantes, quem tem histórico familiar de doenças no coração, entre outros, devem ter liberação de um médico para iniciar qualquer atividade física, principalmente de impacto, como é o caso da corrida.
  3. Como qualquer outra atividade, correr exige alguns cuidados em relação aos equipamentos utilizados. Tenha um tênis adequado ! Isso não quer dizer que você precisa de um tênis hi-tech exageradamente caro, mas sim de um modelo esportivo, adequado ao seu tipo de pisada, para evitar lesões musculares ou em suas articulações.
  4. Beba água. Nem muito, nem pouco. Beba água antes, durante e depois da corrida, especialmente quando você correr num dia de muito sol ou se você suar muito.
  5. Se alimente antes e depois da prática esportiva. Procure orientação específica de um profissional.
  6. Não use suplementos alimentares. Apenas se alimente e beba água de forma equilibrada durante o dia inteiro. Você só deve usar suplementos em caso de prescrição e orientação médica específica.
  7. Sempre faça aquecimento antes de correr, ainda que seja caminhando lentamente por alguns minutos.
  8. Ao final do treino, sempre que possível faça alongamento. É uma boa forma de relaxar a sua musculatura após o treino.
  9. A velocidade é um dos fatores de maior causa de fadiga na corrida. Corredores iniciantes tem uma dificuldade muito maior de controlar seu ritmo. Se estiver começando agora, tente não correr em um ritmo muito acelerado. Vá com calma.
2+